Friday, July 21, 2006

36. Intensão e extensão de conceitos

“A extensão de um predicado é a classe dos objetos que ele descreve: a extensão de “vermelho” é a classe das coisas vermelhas. A intensão é o princípio pelo qual os objetos são escolhidos ou, em outras palavras, a condição que um objeto tem de satisfazer para ser corretamente descrito pelo predicado. Dois predicados (“...é um animal racional”, “...é um bípede sem penas”) podem identificar uma mesma classe, mas o fazem por meio de uma condição diferente. (...) Um predicado ou qualquer outro termo ocorre num contexto extensional, numa frase, se puder ser substituído por outro predicado ou termo com a mesma extensão sem que o valor de verdade da frase sofra alteração: se João é um animal racional, e substituirmos “é um animal racional” pelo predicado co-extensivo “é um bípede sem penas”, então João é um bípede sem penas. Outros contextos, como “Maria acredita que João é um animal racional”, podem não permitir a substituição, sendo denominados contextos intensionais.”(Dicionário Oxford)
Intensão (ou conotação): propriedades. A intensão é o princípio pelo qual os objetos são escolhidos ou, em outras palavras, a condição que um objeto tem de satisfazer para ser corretamente descrito pelo predicado. Dois predicados (“...é um animal racional”, “...é um bípede sem penas”) podem identificar uma mesma classe, mas o fazem por meio de uma condição diferente.
Extensão (ou denotação): classes. Num certo sentido, o significado de um termo consiste na classe de objetos a que o termo pode ser aplicado. Este sentido da palavra 'significado', o seu sentido referencial, tem recebido tradicionalmente o nome de significado extensivo ou denotativo. Um termo genérico ou de classe denota os objetos a que pode corretamente ser aplicado, e a coleção ou classe desses objetos constitui a extensão ou denotação do termo” (do livro de Irving Copi, Introdução à Lógica, p. 119).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home